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Acesso móvel 3G à Internet... em 2001!
por Alex Moura em 09-04-2009 00:11
http://contido.com.br/?aid=175
 
Como as empresas se prepavam em 2001 para a outra grande revolução na comunicação: o acesso móvel à Internet.
 
Publiquei esse artigo em 2001 na Revista da Criação, onde era colunista de tecnologia. Vale ver que foram precisos tantos anos para que começasse a se tornar realidade no cotidiano daqui.

A maior parte das pessoas não consegue mais se imaginar vivendo nos dias de hoje, numa grande cidade, sem telefones celulares, pagers, PDAs e afins. A facilidade, agilidade e descomplicação que esses equipamentos trazem é incrível. Melhor ainda se o telefone celular se transformar numa verdadeira ponte de comunicação e trabalho digital. Sabendo disso mais do que ninguém, muitas empresas preparam-se para outra grande revolução na comunicação: o acesso móvel à Internet. Conheça as novidades da Nokia, Motorola, Nextel, Palm, Kodak, Uol, ATL e DoCoMo.

Para a designer gráfica Susana Albuquerque, ter acesso móvel à Internet já é uma realidade desde 1998. "Quando eu morava no Brasil, carregava meu notebook para todo lado, mas nunca pude tirar total proveito dele. Já fazia quase tudo pela Internet, e justamente o notebook, a ferramenta que mais usava, ficava fora disso. Quando mudei para Nova York, imediatamente descobri que podia passar a usar meu notebook online praticamente pela cidade toda!" A felicidade de Susana se explica graças à variedade de serviços de acesso móvel que estão disponíveis por lá. Se tempo é dinheiro, velocidade de comunicação é moeda corrente. Agências de publicidade e produtoras normalmente contam com grandes e segmentadas equipes, que precisam estar em contato entre si o tempo todo. Mesmo que a central de informação seja a própria empresa, o acesso a essa informação deve passar a ser descentralizado e seguro. Quanto menos falhas na comunicação do grupo, melhores e mais velozes serão os resultados. "Falo com um cliente que encomendou um anúncio enquanto vejo a arte do ilustrador para o trabalho e confirmo o orçamento com uma gráfica por e-mail. Tudo isso de dentro de um táxi, de casa para o escritório", festeja Susana. E as empresas do setor de tecnologia para telecomunicações estão investindo neste perfil de consumidor corporativo.

A Nokia lançou o Terminal Gateway Multimedia, equipamento que permitirá a operadoras de telefonia móvel o envio de mensagens multimídia inclusive a terminais sem esta função. Este "gateway" também irá permitir aos usuários de celulares arquivar mensagens multimídia em álbuns pessoais. O equipamento complementa o outro produto da empresa, o Artuse MMS Center (Serviço de Mensagem Multimídia) e estará no mercado até o fim do ano. O suporte aos telefones celulares sem função multimídia oferecido pelo "gateway" da Nokia permitirá aos usuários de celulares utilizar mensagens multimídia, independentemente do tipo do aparelho. O serviço para celulares sem esta função será similar ao de mensagens curtas de texto, incluindo os endereços de Internet e senha para recuperação de mensagens com um web browser. Os usuários poderão, ainda, redirecionar a mensagem recebida a um e-mail ou respondê-la com outra mensagem também multimídia. "A Nokia tem sido a principal líder no desenvolvimento de MMS e enxerga o futuro das mensagens entre usuários baseado predominantemente na tecnologia MMS, para favorecer a transformação do MMS em um serviço de uso mais amplo", explica Pekka Salonoja, vice-presidente de produtos de software da Nokia.
O arquivamento das mensagens em um álbum pessoal é outro componente-chave no "gateway". Com este recurso, que poderá ser acessado tanto pela interface web quanto pela interface wap, os usuários poderão utilizar o álbum pessoal com grande capacidade de armazenamento remoto, deixando livre a preciosa e pequena memória de seus terminais MMS.

Já a Motorola, juntamente com a Nextel, para quebrar o atual conceito da comunicação móvel pessoal, lançou um telefone móvel que combina num único aparelho funções de um computador de mão e rádio bidirecional, com mensagens de texto interativas no visor do aparelho e acesso à Internet. O modelo i85s foi o primeiro a usar plataforma K-Java, software que transforma estes meros telefones sem fio em aparelhos mais inteligentes, verdadeiros computadores. Com esta tecnologia, o usuário pode submeter um orçamento à aprovação do escritório remotamente, usar o rádio para manter contato com sua equipe de trabalho, marcar uma reunião ou, enquanto aguarda embarque para vôo nas salas de espera dos aeroportos, aproveitar o tempo para checar seus e-mails. "A nova geração de aparelhos foi desenvolvida para permitir um alto nível de personalização, atendendo às preferências de diferentes usuários, com a mudança na padronização das funções de acordo com o ambiente em que o usuário estiver, seja no escritório, em casa ou no carro", diz Marco Arruda, diretor da Divisão iDEN da Motorola no Brasil. "Por exemplo, no carro o usuário pode acionar, através de um comando de voz, um estilo específico, que desligará o VibraCall, aumentará as letras do display e o tempo de luz de fundo, e ativará o filtro de chamadas", completa Arruda. Pela rede Nextel Online podem ser carregados novos aplicativos no aparelho, fazer transferências de arquivos, mandar e receber e-mails com arquivos anexados, automatizar toda a equipe de trabalho, distribuir documentos eletrônicos, fazer acompanhamento de processos, ter acesso de forma segura a redes corporativas, assinar digitalmente documentos e realizar transações financeiras. Para a tecnologia celular GSM, a Motorola apresentou recentemente, na Futurecom 2001, novos aparelhos, com novos conceitos de celular, com tela touchscreen de alta resolução, tecnologia de reconhecimento de escrita, e um teclado mais usual para facilitar a digitação e navegação na Internet.

As empresas estão investindo muito nos serviços de envio de Mensagens Curtas de Texto (SMS, do inglês "Short Message Service"), que vem se tornando popular no mundo inteiro. Atualmente, estima-se que cerca de 15 bilhões de SMS sejam enviadas por mês globalmente, em um mercado avaliado em 180 bilhões de dólares, conforme a GSM Association. Na América Latina, analistas prevêem que o SMS e o acesso à Internet devem alcançar 4,2 bilhões de dólares até 2004. Entre as principais vantagens das mensagens de texto, estão a rapidez, a conveniência e a economia. Curiosamente, o serviço ainda não decolou nos EUA, apesar do sucesso no Brasil, na Europa e no Japão, onde os serviços SMS já correspondem a gordas fatias do faturamento das empresas de telefonia celular.

Tradicionalmente, muitas pequenas empresas investem em PCs, servidores e redes para serem usados nos escritórios, e ao mesmo tempo adquirem notebooks caros e pesados para o uso fora do escritório. Mas rapidamente elas estão descobrindo e obtendo benefícios da tecnologia oferecida pelos computadores de mão, mais baratos e mais leves, apesar de bem menos poderosos. Hoje qualquer notebook ou handheld modesto se torna uma grande máquina quando acessa os recursos, programas e arquivos de um bom servidor, funcionando como se o computador de bolso fosse apenas a tela de acesso a um sistema completo e mais sofisticado.

A Palm, por exemplo, vem investindo intensamente no Brasil com campanhas, parcerias e preços agressivos e competitivos. A redução dos preços popularizou o uso de seus aparelhos tanto no âmbito pessoal quanto nos vários setores da economia, passando pela área governamental, corporativa e de Internet. Hoje a Palm detém aproximadamente 75% do mercado global de computadores de mão, e só no Brasil já há mais de 2.500 desenvolvedores de softwares para PalmOS. Em muitos casos, devido à grande simplicidade da plataforma PalmOS, as pequenas empresas podem criar, elas mesmas, seus próprios aplicativos, ou adaptar os já existentes às suas necessidades específicas. Acessórios podem incrementar os aparelhos, como a câmera Kodak PalmPix, que quando acoplada a um Palm faz com que os usuários possam tirar fotos digitais, enviá-las por infravermelho para outros usuários de handhelds e transferi-las em segundos para um computador onde elas poderão ser manipuladas, armazenadas ou enviadas por e-mail. A câmera permite, por exemplo, que os proprietários de um Palm compartilhem fotos em eventos sociais, com agilidade e rapidez, além de aplicações profissionais como a captura de notas e diagramas em reuniões ou palestras.

O publicitário Felipe P. Amorim, sempre fascinado por novas tecnologias, exemplifica: "Hoje a equipe de minha agência conta com vários modelos de PDAs, incluindo alguns PocketPCs coloridos rodando WindowsCE, trocando informações o tempo todo, acessando a ferramenta de trabalho em grupo adotada por nós, que é um programa para que de qualquer lugar possamos atualizar e coordenar tarefas e o andamento dos trabalhos, contatos com clientes etc". O caso de Amorim é cada vez mais comum: a comunicação de dados sem fio não é mero luxo para impressionar os clientes, mas sim ferramenta indispensável de controle do fluxo de trabalho.

Visando um outro segmento desse mercado em ascensão, a Star One, o UOL e a Gilat lançaram o UOLSat, um serviço de acesso à Internet banda larga bidirecional via satélite. A principal vantagem do UOLSat é não depender de infra-estrutura terrestre e permitir o acesso em todos os lugares onde haja cobertura do satélite, ou seja, teoricamente em quase todo o Brasil. A instalação é rápida e permite a liberação da linha telefônica, reduzindo as despesas com telefone, deixando o computador online 24 horas por dia. O sistema estranhamente começou apenas nas cidades de Niterói (RJ) e Santos (SP), mas gradativamente o serviço passará a ser oferecido em outras cidades. A velocidade pode chegar a 500kbps, fora dos horários de pico do acesso à Internet, mas a média é de 100kbps. O sistema funciona com uma antena externa e um modem instalados na casa ou escritório do usuário - e conectados ao computador, podendo ser instalados em praticamente qualquer lugar.

Se uns querem o céu, outros também querem a terra, ou melhor, os subterrâneos. A ATL, que opera a Banda B do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, assinou contrato para oferecer cobertura celular no Metrô Rio. Este serviço, inédito no Brasil, estará à disposição dos clientes ATL até o fim do ano e vem reforçar a estratégia da operadora em oferecer serviços diferenciados. "Poucas cidades no mundo oferecem serviço celular nos subterrâneos. Temos orgulho em poder oferecer esta cobertura exclusiva, atendendo às necessidades dos nossos clientes", comemora Carlos Henrique Moreira, presidente da ATL. Através da parceria com o Metrô Rio, a ATL terá sinal ininterrupto em todo o percurso da Linha 1, proporcionando muito mais comodidade a seus clientes, que poderão manter uma conversação durante o trajeto. O equipamento utilizado foi desenvolvido especialmente para esta instalação.

E a cereja desse bolo já pode ser experimentada na capital japonesa, Tóquio: acesso sem fio em celulares com videofone e Internet banda larga. O cobiçado sistema 3G estreou por lá, com toda a ansiedade mundial a seu respeito, pois é o futuro da comunicação digital de massa para os próximos anos. A empresa DoCoMo, gigante do setor no Japão, já tem acordos comerciais e tecnológicos para a implantação do sistema no Brasil, nos próximos anos. O modelo inicial do aparelho com vídeo custa US$ 600, e é bem simples de usar (apesar do enorme manual de instruções), tendo uma pequena câmera para videoconferência. Um modelo de US$ 400, mais modesto, compacto e popular, fabricado pela Nec, roda aplicativos Java, e também tem conexão opcional para notebooks e PDAs para acesso à Internet a velocidades de até 384kbps. Para se ter uma idéia do sucesso deste nicho de mercado no Japão, o serviço de acesso sem fio i-Mode, da DoCoMo, já contava com cerca de 30 milhões de usuários antes de o 3G chegar. Pelo sucesso do SMS do Brasil, são esperados grandes investimentos no 3G também no nosso país.
 
(Artigo originalmente publicado em minha coluna na Revista da Criação, em 2001)
 

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