Contido

Videogames
 
Clínicas para viciados em videogame e internet
por Alex Moura em 14-06-2006 13:11
http://contido.com.br/?aid=81
 
Problema crescente a cada ano, a compulsão por diversão eletrônica é um problema global.
 
Centro PromisEm Amsterdam, na Holanda, a clínica Smith and Jones criou um centro de tratamento com oito leitos para usuários compulsivos de videogames e internet, com ambiente residencial e capaz de acomodar as famílias por oito semanas. A clínica já atende cerca de 12 pacientes por mês, incluindo viciados em drogas, álcool e jogatina.

Em entrevista à BBC News, Keith Bakker, diretor da clínica, explicou que "há jovens de 15 anos chegando a nós com o mesmo comportamento de homens de 50 anos viciados em jogatina”. Bakker alega que os viciados são quase sempre jovens que "desejam fugir da realidade", e alerta para os pais não subestimarem o problema. "Isso poderia sair totalmente de controle. Esses jogos podem ser projetados para manter o jogador permanentemente avançando, como escalar uma montanha sem pico."

Uma clínica semelhante já existe na China e outras experiências iguais já estão em andamento em outros lugares do mundo. A clínica chinesa criou um exame padrão para determinar se alguém é viciado ou não, e usa uma combinação de sessões de terapia, medicamentos, acumputura e esportes como natação ou basquete para facilitar a volta dos pacientes para uma vida normal. Em 2004 um homem de 31 anos faleceu na cidade de Sichuan após 20h seguidas jogando o jogo online Saga.

Também na China, um pai preocupado com a saúde do filho que passava horas em lanhouses e cybercafés, ordenou a ele que largasse a escola e o acompanhasse em um tour de bicicleta pelo país. E deu certo: seu filho perdeu sua compulsão por jogar pela internet e ao voltar à escola recuperou suas boas notas.

Por conta de casos como esse, o Governo chinês estabeleceu um limite de tempo para jogos online em no máximo três horas por dia, com penalidades para quem ultrapassar esse limite. O governo chinês, através do General Administration of Press and Publication, tem incentivado os investimentos no modelo de negócios de criação de jogos e de servidores de jogos online, que é um mercado de bilhões de dólares, mas também está tomando os cuidados para que isso não prejudique a saúde da população.

Mais info:

Smith & Jones

General Administration of Press and Publication

E mais:
O chefe que queria ser rei
Medo e servidão são as principais ferramentas de opressão no ambiente de trabalho de milhões de pessoas.
Como escrever argumentos para videoclipes
Veja o argumento completo do videoclipe Turn Down For What
Shoutcast para quem quer ouvir boa música
Nunca usei Rdio, Pandora ou Spotify e não sinto falta.
Professor real, alunas virtuais e sexy
E se a realidade virtual servir para mais do que se imagina?
Tirando desenhos do papel, de verdade
Quiver é um app divertido para dar vida aos coloridos das crianças.
Robôs precisam de conexões globais 24h por dia
Grandes empresas estão na corrida para conectar o mundo
Nobuyuki Forces: gratuito, independente e ótimo
Jogo de ação, casual e com adrenalina máxima para testar sua atenção e pontaria.
Porque se inspirar logo de manhã
Escapar da rotina começa cedo.
Amor real por personagens vituais
O que vale mais: a realidade ou a percepção?
Pôneis amados e odiados
Como a Hasbro entendeu bem rápido que o público alvo de My Little Pony era muito maior que o esperado.

 
Arte | Bon Vivant | Cinema | Culinária | Design | Exposições | HQ/Manga | Idéias | Ilustração | Internet | Literatura | Moda | Música | Negócios | Tecnologia | TV | Videogames
 
Busca no Contido:
©Alex Nautilus :: CONTIDO.com.br :: SOBRE O SITE :: RSS :: @contido no Twitter